CUIDADOS E MANUTENÇÃO
CUIDADOS BÁSICOS COM A LAVAGEM E PASSADORIA
· Você pode lavar à mão ou em máquina de lavar.
· Se lavar à mão evite friccionar com força e, em nenhuma hipótese, torça os tecidos ou malhas. Tecidos e malhas sintéticos desenvolvem "PEELING" (BOLINHAS) e suas principais causas são o atrito e a temperatura elevada do ferro de passar.
· Se lavar na máquina, não junte camisas com roupas pesadas no mesmo lote de lavagem. Tecidos e malhas não devem ser lavados misturando-se cores de alta carga de pigmentação com branco e cores pastéis no mesmo lote. A CENTRIFUGAÇÃO DEVE SER MUITO LEVE.
· Lave com água fria.
· Não acredite em produtos que fazem "milagres" para tirar manchas e encardidos com pouco esforço e sem deixar de molho. Os tingimentos, das fibras naturais ou sintéticas, não suportam a agressividade desses produtos. As peças vão descorar.
· NEM PENSE EM UTILIZAR CLORO (ÁGUA SANITÁRIA). Mesmo nos tecidos brancos. O TECIDO NÃO "NASCE" BRANCO. Branco também é tingido. Além de remover o tingimento, o cloro também apodrece as fibras dos tecidos, reduzindo drasticamente sua durabilidade.
· Malhas e tecidos de fibras naturais, sofrem pequenas deformações e encolhimento na primeira lavagem. Ao colocar sua camisa para secar no varal, coloque-a do avesso e não o faça pelos ombros nem pela bainha: pendure-a dobrando ao meio de forma a dividir o peso por dois. Uma camisa, em tamanho de adulto, pesa aproximadamente 200 gramas; molhada o peso aumenta muito. Assim você evita descoramento e deformações exagerados.
· Ao passar a ferro, utilize a temperatura indicada para o tecido. EM PEÇAS COM ESTAMPAS, PASSE PELO AVESSO PARA NÃO ATINGIR A ESTAMPA COM O FERRO QUENTE. Evite também passar o ferro sobre o sanfonado (ribana) da gola. EM FIBRAS SINTÉTICAS A TEMPERATURA MUITO ALTA ACELERA O "PEELING" (BOLINHAS). As camisas de malhas "PV" (poliéster com viscose) dispensam passadoria se forem penduradas no varal esticadinhas.
· Tactel, microfibra de poliéster, helancas e "suplex" não devem ser passados a ferro. A passadoria pode até mesmo provocar o derretimento das fibras.